Fisioterapia - Clínicas Medway

Quero marcar avaliação gratuita!

Fisioterapia

Fisioterapia

Porque é que a Fisioterapia é importante?

A Fisioterapia é importante para os pacientes, já que possibilita que recuperem ou melhorem capacidades físicas perdidas ou afetadas por doença ou outro problema.

A Fisioterapia ajuda as pessoas a terem uma vida o mais próxima possível do normal, para que possam desenvolver as suas atividades da forma autónoma.

O que é a Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo da sua vida, sempre que necessitem deste tipo de intervenção.

A Fisioterapia fundamenta as suas ações através de diversas disciplinas médicas:
• Biologia.
• Fisiologia.
• Bioquímica.
• Biofísica.
• Biodinâmica.
• Estudo do movimento.
• Estudo das doenças.
• Estudo do comportamento.
• Estudos sociais.

Um profissional de fisioterapia tem grau académico de licenciatura. O fisioterapeuta executa métodos e técnicas fisioterapêuticas com o objetivo de restaurar, manter e melhorar as capacidades físicas do paciente.

Dúvidas frequentes sobre Fisioterapia

A Fisioterapia divide-se em diversos saberes, que se podem completar ou complementar. Com vista à recuperação ou aquisição da autonomia por parte dos pacientes, a Fisioterapia divide-se em várias áreas.

Fisioterapia Traumato-ortopédica

A Fisioterapia Traumato-ortopédica dedica-se à prevenção e tratamento de problemas que afetam a parte musculoesquelética e articular dos pacientes.

Está indicada para resolver problemas como tendinites, bursites, artroses, problemas posturais, fraturas, luxações, rutura de músculos, tendões e ligamentos e pós-operatórios trauma-ortopédicos.

Os objetivos do profissional de Fisioterapia são: abolir a dor, resolução de processo inflamatório, aumento da força muscular, ganho de mobilidade, dotar o paciente de autonomia física, entre outros.

A avaliação fisioterapêutica é essencial para o melhor diagnóstico e tratamento do problema.

Fisioterapia em Geriatria

A Fisioterapia Geriátrica procura prevenir e manter a função física nas pessoas idosas. Através de exercício ativos e globais é treinado o condicionamento físico da pessoa idosa, com o objetivo de manter a sua autonomia.

A Fisioterapia Geriátrica deve ser aplicada como método de prevenção para pessoas a partir dos 50 anos e não apenas como modo de recuperação de intervenções ou outros problemas que surjam.

A Fisioterapia Geriátrica de prevenção contribui para a diminuição de quedas, perda muscular, doenças, acidentes e dores, que se podem tornar crónicas.

Fisioterapia Neurológica

A Fisioterapia Neurológica atua sobre doenças que envolvem o sistema nervoso. Estas doenças podem provocar distúrbios neurológicos e cognitivos, que levarão a alterações dos movimentos, diminuindo a qualidade de vida dos pacientes.

O Fisioterapeuta Neurológico deve avaliar as alterações funcionais e corrigir os padrões motores pela melhoria da força, coordenação motora e equilíbrio com o objetivo de restabelecer os movimentos e a qualidade de vida.

Problemas sobre os quais a Fisioterapia Neurológica atua
• Acidente vascular cerebral (AVC).
• Lesões vertebro-medulares (paraplegias, tetraplegias).
• Traumatismo craneoencefálico (TCE).
• Esclerose múltipla.
• Doença de Parkinson.
• Doença de Alzheimer.
• Lesões dos nervos periféricos.
• Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
• Síndrome de Down.
• Paralisia cerebral.
• Paralisia facial.

Fisioterapia Desportiva

A Fisioterapia Desportiva poderá ser a mais conhecida, graças às notícias referentes a desportistas que se lesionam, por exemplo. A Fisioterapia Desportiva dedica-se às lesões causadas pela prática desportiva com o objetivo de tratar e prevenir lesões, contribuindo para a restauração física total do atleta.

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo ajudar o paciente a reaprender a respirar. Pela prática de exercícios respiratórios contribui-se para a melhoria da respiração e aparelho que permite a secreção, fluidificação e facilita a retirada do ar do corpo.

Fisioterapia nos distúrbios da ATM

A articulação temporomandibular (ATM) é a mais usada no corpo humano. Permite-nos a realização de tarefas tão importantes como mastigar, falar e exprimir-nos. Contudo, estes movimentos são extremamente estruturados, já que implicam uma complexa sequência de contrações musculares. Os músculos, além de estarem presentes na face, prolongam-se até à região cervical.

O Fisioterapeuta utiliza métodos de cinesioterapia e terapias manuais para obter relaxamento muscular e melhoria de mobilidade das articulações para conseguir um movimento adequado e função da ATM.

Fisioterapia na dor crónica

A dor crónica afeta muitos portugueses. O profissional de Fisioterapia na dor crónica tem como objetivo ajudar as pessoas para que melhorem e recuperem em quadros de dor crónica. Pela sua complexidade, os casos de dor crónica merecem um diagnóstico estruturado e individualizado.

Corpo Clínico

Vila Nova de Gaia

Av. da República 1226, 2º Andar
4430-192 Vila Nova de Gaia

Tel. 223 754 351
Tlm. 912 564 430

De segunda a sexta-feira das 10:00 às 20:00

São Miguel de Souto

Rua do Centro Social, 448
4520-709 Souto, Santa Maria da Feira

Tel. 256 802 348
Tlm. 939 368 000

De segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00
Sábados das 8:00 às 18:00

Quero marcar uma avaliação gratuita!