Odontopediatria - Clínicas Medway

Quero marcar avaliação gratuita!

Odontopediatria

Odontopediatria

Porque é que a Odontopediatria é importante?

Controlo de Placa Bacteriana.

A placa bacteriana é a acumulação de bactérias na superfície dos dentes. Esta placa influencia o mau hálito, prejudica a estética do sorriso e, mais grave do que isso, provoca cáries. Prevenir e controlar é, por isso, muito importante.

Aplicação tópica de flúor.

De acordo com as necessidades de cada faixa etária, a aplicação de flúor é altamente indicada, principalmente nos primeiros anos de vida.

Aplicação de selantes.

Com o objetivo de prevenir o aparecimento de cáries, é indicado às crianças que seja aplicado um selante, que age como um verniz, criando uma superfície extra para proteger os seus dentes.

Tratamento de cáries.

As crianças têm mais dificuldade em efetuar a limpeza correta dos dentes. A somar a isso, nota-se um aumento no consumo de açúcar, que provoca cáries nos dentes. O tratamento e orientação para a prevenção trazem benefícios incríveis para a saúde oral dos mais pequenos.

O que é a Odontopediatria?

A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária, que tem por objetivo a prevenção e manutenção da saúde oral das crianças.
Altamente preventiva, é a forma de garantir que os dentes dos mais pequenos vão crescer fortes e saudáveis.

Dúvidas frequentes sobre Odontopediatria

A partir de que idade se pode fazer uma consulta?

O acompanhamento do médico dentista é importante desde o surgimento dos dentes na criança. O especialista pode orientar sobre as diferentes formas de limpeza, bem como perceber se os dentes estão a nascer de forma correta.

De quanto em quanto tempo se deve fazer uma consulta?

Não há uma regra quanto à periodicidade das consultas. Normalmente, o médico dentista irá indicar a próxima consulta com base no historial do paciente.

Cáries em dentes de leite deve ser tratadas?

Muitos pais pensam, de forma errada, que por não ser um dente definitivo, uma eventual cárie não precisa ser tratada. No entanto, quando não tratada, a bactéria pode entrar na raiz do dente e provocar uma cárie permanente no dente que está logo abaixo, ainda em formação.

Deve-se começar a escovar os dentes a partir de idade?

A partir do momento em que existem dentes. Claro que nos bebés se deve ter atenção à maciez da escova que irá ser utilizada para escovar, mas esta tarefa deve ser executada desde o surgimento dos dentes.

Corpo Clínico

Vila Nova de Gaia

Av. da República 1226, 2º Andar
4430-192 Vila Nova de Gaia

Tel. 223 754 351
Tlm. 912 564 430

De segunda a sexta-feira das 10:00 às 20:00

São Miguel de Souto

Rua do Centro Social, 448
4520-709 Souto, Santa Maria da Feira

Tel. 256 802 348
Tlm. 939 368 000

De segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00
Sábados das 8:00 às 18:00

Quero marcar uma avaliação gratuita!