Ortodontia - Clínicas Medway

Quero marcar avaliação gratuita!

Ortodontia

Ortodontia

Porquê colocar Aparelho Fixo?

Alinhar os dentes

Este é o objetivo principal da colocação de um aparelho ortodôntico fixo. Corrigir a posição dos dentes é de alta importância quer para a estética, quer para a funcionalidade da boca.

Maxilares na posição correta

Colocar aparelho fixo resolve os problemas causados pelo deslocamento dos maxilares, que provocam imensas dores e deformações na face.

Manutenção e Higiene.

Os dentes alinhados permitem manter mais facilmente uma boca saudável, já que não há sobreposição dos dentes. Ao não existir a sobreposição, a higiene oral é muito mais eficaz.

Prevenir desgaste.

O mau posicionamento dos dentes provoca, na maioria das vezes, contacto exagerado entre eles. Esta ocorrência leva a um desgaste, não só dos dentes, mas também das gengivas.

O que é a Ortodontia?

A Ortodontia é uma especialidade na Medicina Dentária, que tem o objetivo de corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares superior e inferior.
Dentes tortos ou sobrepostos são um problema não apenas estético, mas para a manutenção da limpeza em todas as faces. Os dentes desalinhados levam à sua deterioração e à doença periodontal.

Clínica Medway, Especialidades, Medicina Dentária, Ortodontia

Dúvidas frequentes sobre o aparelho fixo

O aparelho fixo tem que doer para funcionar?

Não. Até ao final dos anos 90 era comum a utilização de materiais com pouca deflexão, onde a eficácia do aparelho estava amplamente relacionada com a dor. Hoje os materiais que compõe o aparelho são muito mais evoluídos e exercem ação sobre o dente, mesmo quando não está a senti-lo.

Quanto mais apertado estiver o aparelho melhor?

As forças aplicadas devem ser apenas na medida do necessário, e nunca mais do que isso. Por essa razão é tão importante um acompanhamento próximo, uma vez que os ajustes deve ser constantes e em pequenas proporções.

O tratamento de ortodontia tem um prazo defitivo?

No início do tratamento com colocação de aparelho fixo, não se deve apontar uma data definitiva para a remoção. Contudo, o tempo médio de tratamento varia de 18 a 36 meses. Esta variação tem várias causas e podemos destacar a má higiene oral, a quebra frequente de braquetes e a desmarcação de consultas de revisão e manutenção.

O aparelho fixo provoca cáries?

O aparelho fixo não provoca cáries. De facto, quando temos um aparelho fixo, os procedimentos de higiene oral ficam um pouco dificultados, e as falhas na higiene podem provocar cáries. No entanto, damos uma orientação minuciosa sobre como efetuar a limpeza dos dentes e da boca com o aparelho instalado. Se seguir as recomendações, não haverá lugar ao aparecimento de cáries.

Corpo Clínico

Vila Nova de Gaia

Av. da República 1226, 2º Andar
4430-192 Vila Nova de Gaia

Tel. 223 754 351
Tlm. 912 564 430

De segunda a sexta-feira das 10:00 às 20:00

São Miguel de Souto

Rua do Centro Social, 448
4520-709 Souto, Santa Maria da Feira

Tel. 256 802 348
Tlm. 939 368 000

De segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00
Sábados das 8:00 às 18:00

Quero marcar uma avaliação gratuita!